Browsing by Author "Rodrigues, Diana da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Rodrigues, Diana da Silva; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio espelha a formação inicial docente da autora deste documento nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que conjetura a postura indagadora do profissional de educação e evidencia um quadro conceptual e os seus contributos para a ação educativa. Colocando a investigação ao serviço da pedagogia, numa aproximação à metodologia de investigação-ação, foi veiculando um compromisso com a visão transformadora da ação, espelhando o papel determinante do ciclo sistemático de observação, planificação, ação e reflexão. Este posicionamento crítico e reflexivo adveio das interações pedagógicas de natureza cooperativa, que visou identificar possibilidades de ação pedagógica que respondessem às necessidades das crianças. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, defendido por Vygotsky (1991), parte do princípio de que a criança consegue realizar mais e melhor as tarefas propostas quando é apoiada pelo outro. Deste modo, a Metodologia de Trabalho de Projeto permitiu o desenvolvimento de atividades em grupo, contextualizadas e significativas, nas quais as crianças aprenderam umas com as outras e manifestaram atitudes de cooperação, respeito pelo outro e participação democrática. Assim, no processo de ensino e de aprendizagem apoiado em princípios que norteiam o paradigma socioconstrutivista, a criança é orientada para a construção da sua autonomia no próprio processo de aprender. Nesta visão, as práticas educativas desenvolvidas refletiram os contributos da promoção da educação para o desenvolvimento sustentável na formação do ser humano autónomo e socialmente ativo.