Browsing by Author "Rodrigues, Ana Rita Moreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da fluência à compreensão na leitura: percurso(s) com significado(s)Publication . Rodrigues, Ana Rita Moreira; Costa, José António Ribeiro daO presente relatório consiste num elemento de avaliação da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada que integra o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e Ensino de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A grande finalidade deste documento é a realização de uma análise crítica e reflexiva da prática educativa desenvolvida em ambos os ciclos de ensino, marcada pelas especificidades de cada um, nomeadamente a articulação de saberes. Face ao exposto, ao longo de todo o relatório, são convocados os pressupostos teóricos, normativos e legais que sustentam e fundamentam todo o trabalho desenvolvido nos contextos educativos e que traçam as linhas gerais do perfil docente que foi sendo construído pela professora em formação. Uma das partes fundamentais do relatório é a sua dimensão investigativa, na qual é explanado o projeto de investigação desenvolvido no contexto educativo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo-se à metodologia lnvestigação-Ação. Este nasceu da observação das dificuldades dos alunos ao nível da fluência e da compreensão leitoras e o seu grande objetivo é intervir sobre as mesmas de forma a desenvolver as competências dos alunos ao nível da compreensão inferencial e reorganizativa. Deste modo, todo o documento evidencia a necessidade de o professor possuir competências no âmbito da observação, reflexão e investigação, aliadas a um forte conhecimento científico e didático, contribuindo assim para a qualidade da sua prática e das aprendizagens dos seus alunos.