Browsing by Author "Rochete, Sara Batista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Em construção...Publication . Rochete, Sara Batista; Silva, Sara Aboim daO presente relatório final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Para além de permitir a habilitação profissional para a docência nas referidas áreas, este relatório tem por objetivo espelhar a ação e reflexão da prática educativa do último ano, evidenciando os pressupostos legais e teóricos de suporte à ação. A metodologia de investigação-ação enquadrou todo o caminho percorrido pela mestranda ao longo deste ano. Foi um percurso orientado pela observação, planificação, ação e reflexão de modo a desenvolver uma prática educativa contextualizada e significativa. Todos os passos percorridos e a cooperação entre os intervenientes no processo foram elementos-chave no crescimento pessoal e profissional da mestranda. Permitiram igualmente a adoção de uma atitude mais reflexiva e crítica relativamente às suas próprias aprendizagens, o que se acredita estar intimamente ligada à função do professor. O presente relatório de estágio apresenta, em primeiro lugar, o enquadramento teórico e legal relativo à profissionalidade docente no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e 2º CEB, seguido de uma caracterização do contexto educativo da PES e das respetivas reflexões da ação. Apresenta ainda o projeto de investigação desenvolvido numa turma de 5º ano que tem como foco de estudo a abordagem educativa Flipped Classroom na área das Ciências Naturais. O relatório termina com as considerações finais tecidas pela mestranda sobre a PES.