Browsing by Author "Rocha, Ricardo Miguel Rodrigues da"
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- Desenvolvimento de um sistema de transporte com correias para a indústria de pavimentação com cortiçaPublication . Rocha, Ricardo Miguel Rodrigues da; Ramos, Sandra Cristina de FariaOs sistemas de transporte com correias são frequentemente utilizados em várias indústrias como parte essencial nas suas operações. O seu funcionamento simplificado, aliado à sua eficiência, entre outras vantagens, fazem das correias transportadoras uma escolha muito apreciada na indústria. Contudo, estes sistemas também têm os seus problemas que devem ser investigados e solucionados. O rebentamento de correias, para além dos elevados custos, causam um enorme transtorno naquilo que é a fluidez da produção pelas constantes paragens e intervenções dos técnicos de manutenção. Portanto, todos estes fatores motivaram o estudo de uma nova solução, que passa pelo estudo dos princípios de funcionamento dos elementos constituintes de um sistema de transporte com correias, o movimento lateral destas ao longo do seu percurso e os sistemas de guiamento existentes de forma a corrigir o problema do descentramento. Depois de estipulados os pressupostos para uma nova solução, baseada num sistema de guiamento de um sistema de transporte com correias, este foi desenvolvido e caracterizado, assim como o seu impacto na produção. A avaliação de dados reais de avarias nas linhas produtivas tem contribuído para um aumento dos valores dos índices produtivos das empresas, pois permite a identificação de problemas críticos e a definição de estratégias para a sua consequente mitigação. Este relatório apresenta as principais contribuições resultantes de um trabalho de investigação que tem como objetivo principal a melhoria operacional da linha de produção CFE5 (Corte Final e Embalagem 5) da unidade fabril de Oleiros da Amorim Revestimentos, unidade de negócio pertencente à Corticeira Amorim. Os trabalhos iniciam com a análise estatística do histórico das avarias da linha de produção com o objetivo de identificar os problemas mais críticos da mesma. Depois de identificado o problema crítico, procede-se ao levantamento do estado da arte relacionado com o mesmo, com vista ao desenvolvimento de uma solução suportada, tanto na experiência de campo, como na evidência científica disponível. A última tarefa do plano de trabalhos é o desenvolvimento do projeto da solução para o problema crítico identificado e a avaliação do seu impacto na produção. Os resultados mostram que o rebentamento de correias de transporte das placas semiacabadas é o problema mais crítico da linha de produção em estudo e que a causa principal para esse rebentamento é o facto das correias se descentrarem facilmente e se desgastarem nas laterais da polia. A solução desenvolvida para lidar com o problema crítico incluiu a substituição de correias do tipo dentado (usadas na unidade fabril) por correias planas já que estas últimas têm um custo menor e dispensam, no contexto inserido, o sincronismo com elevada precisão que é garantido pelas correias dentadas. A solução passa ainda pela instalação de um sistema de guiamento das correias de forma a que estas não se descentrem. O sistema de guiamento selecionado e projetado, por se revelar o mais adequado para o contexto, é a utilização de polias cilíndricas com extremidades cônicas com uma largura três vezes maior que as polias dentadas usadas até ao momento. Durante a realização deste trabalho não houve tempo, nem oportunidade para efetuar a implementação do novo sistema de transporte e medir os seus resultados, portanto, neste relatório, são apresentados três possíveis cenários futuros. A implementação do novo sistema de transporte pode trazer grandes vantagens e grandes retornos para a produção como a redução do tempo de paragem da linha, a redução dos custos de materiais, a redução dos custos de manutenção e a descoberta de uma solução que permita a normalização de todos os sistemas de transporte com correias das unidades fabris.