Browsing by Author "Ribeiro, Sandra Isabel Maximiano Coelho Pereira"
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- Os benefícios e as dificuldades na certificação da qualidade: Norma NP EN ISO 9001:2008Publication . Ribeiro, Sandra Isabel Maximiano Coelho Pereira; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Vieira, António da SilvaA noção de qualidade não é algo recente, pois desde cedo os consumidores manifestaram o seu interesse pela qualidade de produtos ou serviços, inspecionado e controlando os mesmos. Está, assim, relacionada com o ―grau de satisfação de requisitos dados por um conjunto de características intrínsecas‖ (IPQ, 2005:16). A certificação contribui para a introdução de uma filosofia de qualidade nas empresas, embora também seja notório que alguns gestores certificam as suas organizações por imitação (António e Teixeira, 2009). Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ―permite criar o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a incrementar a probabilidade de aumentar a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.‖ (IPQ, 2005:9). Segundo Coelho (2006a, 2006b) ―a certificação enquanto ferramenta de gestão‖ é relevante para a inovação e desenvolvimento sustentável de uma organização, e é um resultado de ―uma boa gestão‖, ―um fator de motivação‖ e de ―reconhecimento do desempenho da empresa‖. Esta dissertação tem como objetivo abordar os benefícios e as dificuldades de um SGQ, seguindo o referencial normativo ISO 9001. Tentar-se-á verificar que este é relevante para o desempenho das organizações e que, quando implementado e certificado traz melhorias significativas para toda a estrutura organizacional. Pretende-se que as organizações, através deste estudo, fiquem sensibilizadas para adaptarem a sua gestão às novas realidades sem esquecer os referenciais que constituem as técnicas e métodos de gestão da qualidade (Pires, 2007). Esta investigação far-se-á através de pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a B-On, Emerald, IsiWebofKnowledge e Google Académico. A parte empírica consiste na realização de um estudo de caso composto em duas fases. A primeira incide num depoimento resultante da entrevista ao RQ da Efacec e dos dados recolhidos do inquérito realizado aos dez colaboradores desta empresa. A segunda trata de um inquérito realizado a 1080 empresas portuguesas, certificadas pela ISO 9001. De seguida, procedeu-se a um cruzamento da informação obtida com a revisão bibliográfica.