Browsing by Author "Resende, Jorge Miguel Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metaverso em Portugal: barreiras, oportunidades e impacto nos padrões de consumoPublication . Resende, Jorge Miguel Almeida; Melo, Ricardo Manuel Coelho deO metaverso impulsionado pela rápida evolução das tecnologias imersivas de realidade virtual e aumentada, está a transformar como os consumidores interagem com as marcas e consomem os seus bens e serviços. Apesar de dados mostrarem que globalmente o volume de mercado do metaverso está aumentar, em Portugal existem poucos dados e estudos que explorem esta tecnologia emergente. A escassez de dados relacionado com o conhecimento dos consumidores e profissionais, sobre o metaverso e a perceção que estes tem sobre as mais valias e desafios, cria uma lacuna importante de informação, útil para empresas e marketeers, que este estudo pretende colmatar. Este estudo tem assim como objetivo examinar a perceção que os consumidores portugueses e profissionais da área de marketing e metaverso portugueses têm do metaverso, identificando as principais vantagens e barreiras à sua adoção. Foi aplicada uma metodologia de investigação mista que consistiu na combinação de um questionário à população portuguesa (N=102), com entrevistas semi-estruturadas a profissionais (N=6) e consumidores (N=4). Com os dados obtidos da investigação mista, o estudo revela, que a maioria da população afirma saber o que é o metaverso e reconhece o seu potencial para revolucionar setores chave da sociedade, tal como saúde e bem-estar, entretenimento e e-commerce. No entanto, existem barreiras significativas, com especial impacto nas gerações mais velhas, que impedem uma adoção massificada a estas novas tecnologias, tais como o elevado custo com os equipamentos associados ao metaverso e a segurança e privacidade de dados. Para contrariar estas barreiras será necessários superar os desafios tecnológicos e reduzir a iliteracia digital, ainda muito presente na realidade portuguesa.