Browsing by Author "RAMALHADEIRO, EDUARDO MANUEL MARTINS"
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- LaRE - Laboratório Remoto ExpansívelPublication . RAMALHADEIRO, EDUARDO MANUEL MARTINS; Fidalgo, André Vaz da SilvaA formação em engenharia, particularmente na área da electrónica, exige uma forte componente prática, frequentemente concretizada em contexto laboratorial. No entanto, os laboratórios físicos tradicionais apresentam desafios significativos, como custos elevados, exigência de espaço físico e limitação do acesso devido a restrições logísticas. Estes desafios foram agravados pelo surgimento da pandemia da COVID- 19, em 2020. Perante estas limitações, os laboratórios remotos surgem como uma alternativa eficaz e promissora. Estes permitem que os estudantes realizem experiências reais em equipamentos físicos, através de controlo remoto, promovendo um acesso mais inclusivo, flexível e escalável ao ensino prático. A presente dissertação descreve o processo de concepção de um laboratório remoto - Laboratório Remoto Expansível (LaRE) - para o ensino da electrónica, como alternativa viável ao VISIR, com o compromisso adicional de ser um projecto opensource, acessível a qualquer instituição de ensino, independentemente da sua localização geográfica. A matriz de placas, elemento central do sistema, foi desenvolvida com base numa arquitectura controlada por software, sem dependência de plataformas proprietárias, garantindo assim que o sistema possa ser utilizado sem necessidade de licenças comerciais. Contudo, devido à actual falta de suporte da biblioteca pyVirtualBench para sistemas Linux e arquitecturas Advanced RISC Machine (ARM), a implementação do LaRE permanece, nesta fase, dependente de sistemas Windows - um factor que limita a sua adopção em plataformas educativas mais versáteis e de baixo custo. No entanto, a arquitectura modular do LaRE permite futuras expansões e adaptações a diferentes contextos pedagógicos. Assim, este trabalho visa: contextualizar o papel dos laboratórios remotos no ensino; analisar alternativas existentes; identificar os requisitos técnicos (de hardware e software) para a construção de um laboratório remoto open-source em conformidade com a licença GPL; implementar e testar o LaRE; e apresentar as suas vantagens, limitações e possíveis melhoramentos. A proposta assenta numa abordagem acessível e escalável, procurando contribuir para o reforço da aprendizagem prática e para a democratização do ensino experimental em engenharia.
