Browsing by Author "Rêgo, Mariana Moreira da Cunha"
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- A importância dos assistentes operacionais para o desenvolvimento do processo educativo dos alunos – Um estudo de casoPublication . Rêgo, Mariana Moreira da Cunha; Romão, PaulaO papel dos Assistentes Operacionais (AO), nas escolas, envolve um progressivo aumento das suas competências que cada vez parecem ser mais abrangentes na intervenção junto dos alunos. É com estes que, muitas vezes, os alunos parecem ter um contacto mais estreito, sendo frequentes as relações de maior intimidade e confidencialidade. Por outro lado, estes profissionais são, frequentemente, intervenientes em diversas situações que colaboram na facilitação e na promoção do processo educativo. A partir desta constatação identificou-se a problemática “De que modo os assistentes operacionais são determinantes para o processo educativo dos alunos?”cujo objetivo é compreender melhor a real potencialidade da atividade profissional dos AO e o seu contributo enquanto membros de uma comunidade escolar. Para o desenvolvimento deste projeto utilizou-se três inquéritos por questionário, em que se procurou conhecer a opinião dos AO, professores e alunos, na Escola Artística de Soares dos Reis, sobre a classe profissional dos AO quanto ao grau conhecimento sobre os direitos e deveres dos AO, à perceção sobre as competências dos AO e ainda face ao desempenho dos AO em relação a diferentes situações. Pela análise dos resultados obtidos em termos das medidas estatísticas variância e mediana, conclui-se que os professores e alunos consideram que os AO são fundamentais para o desenvolvimento do ano letivo, apesar de não agirem em conformidade com isso (não lhes atribuem o valor que reconhecem que eles têm). Os Assistentes Operacionais são, assim, “um capital humano de importância fundamental no bom funcionamento do sistema educativo” (Portaria n.º 29 de 2015). Este estudo teve como público-alvo os AO enquanto profissionais da comunidade escolar da EASR. Seria interessante estudar esta problemática a nível nacional dada a escassez de estudos no nosso país sobre estes profissionais. Desta forma seria possível caraterizar e recolher informação de forma mais concreta e mais alargada, tendo em conta as diferentes realidades das escolas portuguesas.