Browsing by Author "Pinto, Marta Cristina Ferreira"
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- O desafio e a constante transformaçãoPublication . Pinto, Marta Cristina Ferreira; Silva, Sara Aboim daO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Assim, este documento procura explanar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática pedagógica, tendo por base uma atitude crítica e reflexiva, mobilizando os pressupostos teóricos e legais que orientam a profissão docente, assim como os saberes científicos, pedagógicos e didáticos adquiridos ao longo do seu percurso académico. Durante a PES, a mestranda desenvolveu a sua prática junto de uma turma do Sº ano de escolaridade e uma turma do 6º ano de escolaridade, no contexto do 2º CEB, e, posteriormente, numa turma do 3º ano de escolaridade, em contexto de 1º CEB. O facto de estas três turmas apresentarem características distintas e desafiadoras, implicaram a implementação de estratégias diversificadas e inovadoras, com o objetivo primordial de promover aprendizagens significativas por parte dos alunos. Este documento integra ainda uma componente investigativa, em formato de artigo científico, relativa a um projeto desenvolvido pela mestranda ao longo da PES, onde se procurou averiguar de que forma a construção de mapas conceptuais pelas crianças do 3º ano de escolaridade pode constituir uma boa estratégia para a compreensão de conteúdos de Estudo do Meio. Este processo formativo permitiu adquirir inúmeras aprendizagens para a construção da identidade docente, sendo que tal só foi possível com o auxmo e a experiência das professoras cooperantes, com as orientações dos professores supervisores e, ainda, com o trabalho desenvolvido em par pedagógico. Perante as exigências e os desafios que são colocados aos professores numa sociedade em constante evolução, e partindo do pressuposto de que aquilo que não nos desafia não nos transforma, a mestranda abraça esta profissão, ciente que a prática pedagógica exige uma constante transformação e aprendizagem.