Browsing by Author "Pinto, Alice Anabela Silva Valente"
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- Potenciar o sucesso escolar dos alunos do 1.º ciclo, a partir dos resultados obtidos nas Provas de Aferição, na área da Matemática - Estudo de casoPublication . Pinto, Alice Anabela Silva Valente; Romão, PaulaA avaliação externa realizada aos alunos do 2º ano por via da aplicação das provas de aferição doravante (PA) têm, como propósito acompanhar o desenvolvimento do currículo nas diferentes áreas, fornecer informação detalhada às escolas, aos professores, aos encarregados de educação e aos alunos sobre o seu desempenho de modo, a permitir intervenções pedagógicas atempadas, durante o percurso de aprendizagem dos alunos. Permitem ainda, estas provas, dar uma visão de conjunto de como os alunos estão a aprender em cada escola e a nível nacional. Com este estudo de caso, aplicado na área da matemática, numa turma do 3º ano pretende-se perceber, a partir dos resultados obtidos nas PA se a aplicação de forma incisiva e estratégica de metodologias a utilizar na dinâmica de sala de aula, na área da matemática, contribuíram para colmatar de forma eficiente e eficaz as lacunas que ficaram do ensino à distância, neste determinado contexto, e que foram reveladas nas provas de aferição realizadas, e se toda a implementação deste trabalho ao longo do ano, contribuiu para que esses alunos alcançassem o sucesso educativo. A primeira parte deste projeto compreende a parte teórica e a segunda, a parte prática. Para isso, recorremos a uma metodologia mista com maior predominância da componente quantitativa sobre a qualitativa. Analisámos a informação dos resultados das provas de aferição das duas turmas que realizaram a prova e com base nesse trabalho definimos dois grupos de estudo (um grupo experimental e um grupo de controlo). O grupo de controlo compreendeu os alunos do 3.º ano A (22 alunos) e o grupo experimental, os alunos do 3.º ano B (12 alunos). Para a escolha do grupo experimental, considerou-se o grupo que evidenciou maiores fragilidades nas aprendizagens. Depois de analisados os dados, realizou-se um trabalho de recuperação de aprendizagens, no grupo experimental, incidindo sobre as fragilidades encontradas. No final do mês de maio aplicou-se novamente a prova de aferição de 2021/22. Analisaram se os resultados finais do grupo de controlo e do grupo experimental comparando-se os seus resultados iniciais com os resultados obtidos na repetição da prova, assim como a sua evolução ao nível da avaliação formativa. A análise feita aos resultados obtidos pelo grupo de controlo e grupo experimental permitiu aferir que houve uma maior evolução no grupo experimental quer nos resultados da PA quer nos resultados da avaliação formativa, permitindo chegar à conclusão que é possível estabelecer um plano de ação a partir dos resultados das provas de aferição, que não sendo o único, se apresenta como mais uma possibilidade de trabalho que não deve ser descurada nas escolas