Browsing by Author "Pinho, Ana Margarida Soares de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Ana Margarida Soares de PinhoPublication . Pinho, Ana Margarida Soares de; Teixeira, Maria Cândida da Mota; Dias, Joana Ortigão de Oliveira Matos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Porto, retrata o percurso e aprendizagens vivenciadas em ambos os contextos, com vista à obtenção do grau de Mestre, de acordo com o DL n.º 79/2014, de 14 de maio. Este documento permite a profissionalização para um duplo perfil docente, reconhecida pelo DL n.º 240/2001, de 30 de agosto, conferindo a capacidade do profissional de assegurar a continuidade educativa, mantendo um perfil reflexivo ao longo do processo de construção da sua identidade profissional. Com base nos pressupostos legais e teóricos articulados com a prática, destacar-se-ão o desenho das atividades aplicadas e o trabalho colaborativo desenvolvido na PES, tendo como ponto de partida a criança e as suas necessidades, interesses e motivações. Com o objetivo de formar um profissional inovador, indagador e reflexivo, considera-se ainda a metodologia de Investigação-Ação que recai sobre um processo cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, no qual o docente constrói a sua identidade profissional objetivando práticas educativas que atendam de forma holística a todas as crianças. Sob esta metodologia e, ainda, sob um paradigma socioconstrutivista, desenharam-se práticas inclusivas, inovadoras e promotoras de aprendizagens contextualizadas e significativas em par pedagógico, em tríade com a educadora e a professora cooperante, com as supervisoras institucionais e com a comunidade educativa e a família.