Browsing by Author "Pinheiro, Sara"
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- 'A Música Toma Conta de Mim’, um projecto educativo da Casa da MúsicaPublication . Boal-Palheiros, G.; Pinheiro, Sara; Ferreira, Vera"A música toma conta de mim" é um dos projectos educativos da Casa da Música, realizado em colaboração com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEPP), desde 2009. A finalidade do projecto é motivar as crianças para a música erudita ao vivo. As pessoas que assistem aos concertos aos sábados e domingos à tarde, podem deixar as suas crianças com monitores, durante o concerto. Apoiados por uma docente supervisora da ESEPP, estes futuros professores de música dinamizam sessões com actividades musicais e artísticas, sempre relacionadas com o tema e o repertório do concerto.
- Portugal's special education law: implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy and practicePublication . Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune J; Silveira-Maia, Mónica; Alves, Sílvia; Tavares, Ana; Pinheiro, SaraThe International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was introduced in Portuguese education law as the compulsory system to guide eligibility policy and practice in special education. This paper describes the implementation of the ICF and its utility in the assessment process and eligibility determination of students for special education.
- Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008Publication . Sanches-Ferreira, Manuela; Simeonsson, Rune; Silveira Maia, Mónica; Pinheiro, Sara; Tavares, Ana; Alves, Silvia
- Projecto da Avaliação Externa da Implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008Publication . Simeonsson, Rune J.; Sanches-Ferreira, Manuela; Silveira-Maia, Mónica; Pinheiro, Sara; Tavares, Ana; Alves, SílviaO Decreto-Lei n.º 3/2008 introduz mudanças substantivas no modo de entender e responder aos alunos com deficiência e incapacidade, propondo mais um passo na direcção de um pensamento e de uma pragmática inclusiva. Um elemento central deste articulado foi a substituição da necessidade de um diagnóstico médico ou psicológico na elegibilidade de alunos para a Educação Especial, pela descrição de um perfil de funcionalidade baseado numa avaliação biopsicossocial mediada pela utilização da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Este projecto teve como objectivo a avaliação da implementação do Decreto-Lei n.º 3/2008, incidindo sobre quatro grandes questões: (1) utilização da CIF como referencial na descrição da funcionalidade dos alunos elegíveis e não elegíveis; (2) procedimentos de referenciação, de avaliação especializada e de elaboração do relatório técnico-pedagógico; (3) medidas educativas seleccionadas para os alunos elegíveis e não elegíveis; (4) recursos e apoios disponibilizados pela escola (disposições finais).