Browsing by Author "Pinheiro, Florinda Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Criação e utilização de páginas WebPublication . Pinheiro, Florinda Rodrigues; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) do segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Reflete as práticas desenvolvidas nos referidos níveis de ensino e áreas curriculares relevando o regime presencial e, excecionalmente, o regime online dada a contingência vivida no período da PES, causada pela propagação do coronavírus Covid-19. Serve, ainda, de instrumento de desenvolvimento profissional pela reflexão crítica sobre a prática educativa e proposta de investigação na procura de um crescimento profissional e encontro com a identidade profissional docente, pois esta traça o modo como construímos o percurso profissional. Neste documento encontram-se mobilizados pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente e apoiaram a realização da PES e estão explanadas informações relativas ao estágio que permitiram práticas inclusivas e do interesse das crianças, reflexões sobre as práticas educativas nos dois níveis de ensino e o desenho da dimensão investigativa que não foi totalmente desenvolvida dada a situação online vivida nas escolas durante o período da investigação. O objetivo central da proposta de investigação fixava-se, portanto, na compreensão das potencialidades da página web na transformação da prática educativa e na promoção da autonomia do aluno. O propósito da investigação respondia a uma curiosidade pessoal da mestranda em compreender as potencialidades das páginas Web e seus efeitos na aprendizagem, motivação, competências pessoal e social e satisfação no processo de aprendizagem. Ao estar integrada na PES, pretendia-se efeito no desenvolvimento profissional docente.
