Browsing by Author "Pinheiro, Catarina Garcia de Albergaria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Acrescentar valor à organização com a auditoria internaPublication . Pinheiro, Catarina Garcia de Albergaria; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA globalização da economia, o aumento da concorrência, a crise económica mundial a que assistimos, está a afetar as organizações, expondo-as a uma grande variedade de riscos, que podem afetar a concretização dos seus objetivos e estratégias. Deste modo, as organizações devem conhecer os riscos que ameaçam o seu negócio, de modo a implementar medidas adequadas que mitiguem os mesmos e assim não coloquem em causa o cumprimento dos objetivos definidos para a organização. Neste contexto atual e por forma a alinhar o seu contributo à estratégia, as funções de auditoria interna estão a deixar de se preocupar apenas com fatos passados e controlos e passam a repensar o foco dos seus modelos, as medidas a adotar, as ferramentas e instrumentos a utilizar para aumentar a sua performance, passando a incluir no seu trabalho a identificação, análise e avaliação dos riscos, contribuindo para a obtenção de “uma segurança razoável” de que os principais objetivos de negócio serão concretizados. Na presente investigação, procurou-se iniciar reflexões sobre a importância da Auditoria Interna bem como explicar o seu propósito em termos de criação de valor numa organização. Para tal, efetuaram-se pesquisas bibliográficas para os principais conceitos, procedimentos, estruturas, riscos, normas e legislação aplicáveis á Auditoria Interna. Para encontrar respostas que justifiquem a criação de valor gerada pela Auditoria Interna, foi estudada a eficácia do papel do Auditor Interno. Desta forma, foi efetuada a revisão da literatura e a pesquisa de estudos existentes e em desenvolvimento face ao papel da Auditoria Interna nas organizações e às novas formas de criação/maximização de valor. Com o objetivo de comprovar como a Auditoria Interna pode acrescentar valor a uma organização, realizou-se um questionário, retiradas do universo das “500 MAIORES & MELHORES” empresas a atuarem no mercado português durante o ano de 2011, comparando assim, as opiniões dos diversos auditores internos. Através das respostas obtidas o objetivo geral apresentado pode ser comprovado pela conclusão de que a Auditoria Interna contribuí para acrescentar valor à organização. No entanto, apesar dos resultados obtidos, a reduzida dimensão da amostra não permite a sua generalização, consistindo este uma limitação do estudo.