Browsing by Author "Pinheiro, Carolina Scalco"
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- O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do Instituto Federal Farroupilha – campus São Borja (IFFar-SB): ações e contributos para a formação de adultosPublication . Pinheiro, Carolina Scalco; Couto, Ana IsabelO estado brasileiro é signatário de diversos acordos e tratados internacionais que visam o respeito pela diversidade sexual e pela identidade de gênero. Além disso, a legislação brasileira no domínio da educação nacional tem contribuído para integrar estas temáticas nos planos de educação. Em função disso, criou-se no Instituto Federal Farroupilha, o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) com o objetivo de abordar esses temas ainda considerados tabus no contexto da sociedade brasileira. A presente investigação pretende analisar os contributos das ações do NUGEDIS do Instituto Federal Farroupilha - campus São Borja (IFFar-SB) nas representações e percepções dos estudantes de um curso Técnico para adultos (Curso Técnico em Cozinha Proeja) sobre questões de gênero. Essa pesquisa trata-se de um estudo de caso, tendo-se privilegiado como principais técnicas de investigação o inquérito por questionário, bem como a análise documental. Através da análise e discussão dos resultados procurou-se refletir de maneira, teoricamente orientada e empiricamente fundamentada, sobre as crenças, atitudes e aprendizados dos inquiridos a respeito das questões de gênero, especialmente, sobre sua apreensão e percepção das questões postas em pauta pelo feminismo como: os papéis de gênero socialmente construídos, a questão do trabalho produtivo e reprodutivo, a maternidade e o direito ao próprio corpo. Procurou-se igualmente aferir as representações dos estudantes em relação a conceitos como feminismo, identidade de gênero e diversidade sexual e de que forma estas questões integram o seu quotidiano. Na análise e discussão dos resultados, as respostas obtidas foram separadas de acordo com o sexo dos respondentes, o que possibilitou que a percepção das mulheres e dos homens participantes desse estudo sobre tais questões fossem comparadas, a fim de investigar as possíveis causas para as divergências encontradas.
