Browsing by Author "Peres, Mariana do Amaral"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O(s) Principezinho(s)Publication . Peres, Mariana do Amaral; Rodrigues, PedroO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrando em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este documento para além de possibilitar a habilitação profissional para a docência nas referidas áreas, objetiva espelhar o percurso de aprendizagem da mestranda, ao longo da PES. Assim, neste relatório de caráter formal, estabelece-se a mobilização de pressupostos legais e teóricos que apoiaram a formação inicial da mestranda na docência e nortearam a sua ação educativa. No decorrer da prática, a mestranda teve a oportunidade de intervir em dois níveis educativos – 1º CEB e 2º CEB – bem como em dois tipos de modalidades - ensino presencial e ensino a distância (E@D). De salientar, ainda, que todas as intervenções implementadas se enquadraram na metodologia de investigação-ação, contemplando as fases de observação, planificação, ação e reflexão, com o intuito de desenvolver uma prática educativa contextualizada e significativa. Por fim, apresenta-se, ainda, uma componente investigativa, referente à promoção de práticas epistémicas, integrando um ambiente de programação, numa turma do 5º ano de escolaridade. Não obstante, destacam-se os vários obstáculos ultrapassados, assim como o profundo trabalho colaborativo, desenvolvido com todos os intervenientes neste processo, como pontos chaves para o crescimento profissional e pessoal da mestranda. Nesta perspetiva, o presente documento relata uma pequena parte da história, repleta de aventuras e de desafios, vivenciada pela mestranda, ao longo da PES.
