Browsing by Author "Pereira, Micaela de Castro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Pereira, Micaela de Castro; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório retrata um percurso de formação inicial, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, no contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa lógica de desenvolvimento profissional, onde esteve presente o princípio da articulação dos saberes teóricos com os saberes emergentes da prática. Neste sentido, todo o documento é fruto de um processo de reflexividade crítica e investigativa sobre a práxis, assente na aproximação à Metodologia de Investigação-Ação. Esta metodologia concretizou-se através do desenvolvimento das diferentes etapas do processo educativo – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação –, que contribuíram para uma evolução contínua, com vista a uma intervenção progressivamente mais contextualizada e significativa, resultando numa gradual emancipação profissional. Portanto, como se encontra expresso neste relatório, este método de carácter investigativo e reflexivo possibilita agir intencionalmente nas diferentes situações, considerando as especificidades das crianças, numa perspetiva diferenciada. Na tentativa de promover uma melhor resposta educativa, privilegiou-se uma prática inserida num paradigma socioconstrutivista, como se procurou apresentar neste documento, onde prevaleceram a pedagogia de participação e a Metodologia de Trabalho de Projeto, atribuindo à criança um papel central e ativo na construção do seu conhecimento, sem descurar a importância do docente como mediador do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Uma particularidade realçada ao longo do relatório que, certamente, influenciará o percurso profissional corresponde à importância atribuída ao trabalho colaborativo na promoção de aprendizagens significativas nas crianças, mostrando-se, também, potencialmente rico do ponto de vista da aquisição de competências e do desenvolvimento profissional e pessoal.