Browsing by Author "Pereira, Mariana do Couto Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Pereira, Mariana do Couto Gonçalves; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório espelha o percurso formativo desenvolvido em contexto de prática pedagógica nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática pedagógica foram utilizadas as etapas dinâmicas, cíclicas e fundamentais da Metodologia de lnvestigação-Ação: observação, planificação, ação e reflexão, relevantes para uma prática reflexiva e investigativa que possibilitou a transformação da prática educativa, o ajuste a uma realidade promotora de uma escola inclusiva e a construção da profissionalidade docente num perfil duplo. Desta forma, foi possível fundamentar e adequar as práticas e as estratégias utilizadas nas duas valências de estágio, indo ao encontro das necessidades e dos interesses manifestados pelo grupo. As ações pedagógicas desenvolvidas centraram-se no desenvolvimento pleno e significativo das crianças, através de metodologias ativas e de um paradigma socioconstrutivista onde a criança esteve no centro da construção do conhecimento e a estagiária assumiu o papel de facilitadora do ambiente de aprendizagem. No processo de formação foi valorizada a construção colaborativa de saberes pedagógicos e sociais inerentes à profissão de docente, numa estreita articulação entre os referenciais teóricos e os saberes emergentes à ação, possibilitando um percurso de aprendizagem enriquecedor e gratificante. Assim, este relatório pretende evidenciar, de forma descritiva, crítica e reflexiva, as experiências e os desafios vivenciados no quotidiano dos contextos educativos,que contribuíram para a transformação pessoal e profissional da mestranda.
