Browsing by Author "Pereira, Carolina Ribeiro"
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- Monitorização e análise do comportamento estrutural da ponte ferroviária sobre o rio AvePublication . Pereira, Carolina Ribeiro; Félix, Carlos Manuel da SilvaO presente estudo é dedicado à monitorização do comportamento estrutural da uma ponte ferroviária sobre o Rio Ave, ao serviço da Metro do Porto, em resultado do estágio curricular realizado na empresa NewMENSUS, Lda., para obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil, na área de Especialização em Estruturas. A ponte sobre o Rio Ave é uma estrutura em betão armado pré-esforçado, construída em 1980, e adaptada para a travessia do Metro em 2006. Na sequência desta intervenção de reabilitação foi instalado um sistema de monitorização, constituído por um conjunto de sensores de deslocamento e de sensores de temperatura. A partir destes instrumentos é possível medir movimentos de junta e temperaturas do betão e do ambiente. Além disso, através das medições dos sensores de deslocamento é possível calcular os deslocamentos de apoios e rotações relativas nos apoios. O sistema de monitorização instalado permite uma observação contínua dos parâmetros em análise, de forma a garantir a segurança e a funcionalidade durante o seu ciclo de vida. Para apoiar esta monitorização e entender a dinâmica da estrutura, desenvolveram-se três modelos numéricos. Estando os modelos numéricos concluídos, foram simuladas variações da temperatura e a passagem de cargas móveis. De seguida, foram comparados os resultados numéricos com os reais, calibrando, desta forma, os modelos. Realizando uma análise detalhada dos dados obtidos através do sistema de monitorização, é possível identificar eventuais anomalias na estrutura, antes que estas atinjam níveis críticos, assim como tendências e padrões. Desta forma, no caso de estudo em apreço, realizaram-se correlações entre os deslocamentos de junta, correlações entre os deslocamentos de apoios e as temperaturas médias do betão, correlações entre os rotações relativas e as temperaturas diferenciais do betão. Com base na análise destes resultados, estabeleceram-se limites de alerta e calcularam-se resíduos e desvios absolutos. Através das observações realizadas, notaram-se algumas discrepâncias nos dados. Desta forma, submeteu-se o modelo numérico mais complexo a cenários de dano, para entender como a estrutura reage a certas anomalias.
