Browsing by Author "Pereira, Ana Catarina Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Quais as vantagens competitivas do Mercure Porto Centro Aliados?Publication . Pereira, Ana Catarina Ribeiro; Mouta, CristinaO principal foco de toda e qualquer empresa é o sucesso e, sem sombra de dúvida, o mesmo se enquadra no setor hoteleiro. No entanto, só é possível atingir o sucesso se este estiver apoiado por uma gestão estratégica. Trata-se de um processo dinâmico e sistemático que permite acompanhar os objetivos, inicialmente propostos, com o propósito de adaptar as empresas as mudanças do ambiente envolvente, sem nunca descurar as necessidades dos clientes e procurando sempre alcançar a vantagem competitiva. Assim sendo, e dado que este é um mercado competitivo, é imprescindível que os hotéis planeiem, estrategicamente, a sua performance e atuação no mercado. Simultaneamente, é necessário identificar os pontos fracos, pontos fortes, as ameaças e as oportunidades. Deste modo, o valor da empresa, do ponto de vista do cliente, é valorizado e, consequentemente, aumentado, tendo a empresa mais probabilidade de, assim, ser líder de mercado. Partindo deste princípio, conclui-se que, inevitavelmente, existe uma dependência entre o alcance de uma vantagem competitiva sustentável e o plano estratégico delineado para o sucesso e implementado pela empresa. O presente trabalho de investigação tem como foco a identificação e análise das vantagens competitivas do hotel Mercure Porto Centro Aliados. Em adição, pretende-se identificar quais os principais concorrentes e as linhas seguidas pelos mesmos, proceder a análise das vantagens competitivas do hotel e, posteriormente, apresentar estratégias que visem o reforço da vantagem competitiva. Para que este propósito seja exequível, a metodologia qualitativa foi a escolhida, tendo sido usada a técnica de análise de conteúdo aos comentários efetuados pelos clientes, nas plataformas digitais.