Browsing by Author "Peixoto, Ana Inês Carvalheiras"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Ana Inês Carvalheiras PeixotoPublication . Peixoto, Ana Inês Carvalheiras; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves; Silva, Helena Margarida Ferreira da; Férias, Ana Rita MoutinhoO presente Relatório de Estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, espelhando as aprendizagens realizadas no processo de formação pedagógica da mestranda, nos níveis educativos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo condição necessária para a obtenção de grau Mestre, segundo o DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, através de uma postura fundamentada, crítica e reflexiva, fundamentais para uma atitude ética, é espelhada a edificação do percurso formativo da estudante, relativamente à aquisição de aprendizagens e competências significativas para a construção da sua identidade profissional docente de perfil duplo. As práticas implementadas sustentaram-se nas fases de observação, planificação, ação e reflexão, inerentes à metodologia de Investigação-Ação, sendo que o seu caráter cíclico potenciou o aperfeiçoamento da ação educativa, inovando e adequando novas práticas em contexto educativo. Assim, todas as ações educativas, sob o paradigma socio construtivista, procuraram não só ser inclusivas, como promover o desenvolvimento holístico da criança, priorizando-a como elemento ativo no processo de construção dos seus conhecimentos, no qual o docente assume o papel de mediador. Destaca-se, ainda, a importância do trabalho colaborativo entre os vários intervenientes neste ciclo de aprendizagens, que possibilitaram atender às necessidades inerentes à prática educativa, implementando estratégias e recursos pertinentes e criativos. Para além disto, valorizou-se a promoção de práticas, envolvendo a comunidade educativa e as famílias, assim como a mobilização de referentes teóricos que possibilitaram articular saberes entre a teoria e a prática.