Browsing by Author "Pedroso, Beatriz Castrelo"
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- Relatório de Estágio de Beatriz Castrelo PedrosoPublication . Pedroso, Beatriz Castrelo; Teixeira, Maria Cândida Mota; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesO presente relatório é um documento vital no que é a conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES) e resulta da observação, participação e mobilização de conhecimentos inerentes à prática educativa em contexto de Pré-Escolar e depois de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório organiza-se de forma a que a sua leitura seja facilitada, dividindo-se em capítulos, que referem ambos os contextos separadamente, terminando com uma reflexão acerca da prática. O primeiro capítulo refere-se ao enquadramento teórico e legal, o segundo à contextualização dos centros de estágio, da turma e do grupo bem como o ambiente social que os rodeia, concluindo com a metodologia utilizada na duração da prática. Por fim, o terceiro capítulo, refere-se à explicação e análise das ações desenvolvidas na duração da PES. Assim sendo, o presente relatório espelha o processo formativo e a construção da identidade da mestranda enquanto futura docente. O trabalho em díade facilitou a construção dos saberes promovendo o diálogo crítico e reflexivo na Prática Educativa Supervisionada, fomentando uma partilha de saberes e articulação de conhecimentos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento de ações foi a Investigação-Ação (I-A) que permite a evolução da atitude crítica dos investigadores e permite um melhor progresso a nível do crescimento enquanto futuros docentes. O Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, de perfil duplo, permitiu a construção de saberes nas duas valências educativas favorecendo a visão da transição educativa e articulação vertical no desenvolvimento holístico da criança. Assim, a PES, é uma mais-valia no que concerne à construção de saberes experienciais resultante da mobilização dos saberes científicos, técnicos, pedagógicos e da práxis.
