Browsing by Author "Oliveira, Mafalda da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Oliveira, Mafalda da Costa; Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoA Prática Educativa Supervisionada afigura-se como um elemento fulcral na formação docente, tendo sido basilar para a construção do presente Relatório de Estágio no âmbito da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O vaivém entre teoria e prática constitui-se como fundamental neste percurso formativo e, como tal, procurou-se que a reflexão e a articulação estivessem patentes entre os diferentes capítulos do Relatório de Estágio. Consequentemente, este documento objetiva a construção de conhecimentos que suportem a formação profissional docente, caracterizada por uma postura reflexiva e investigativa. Estas ações próprias da metodologia com características de investigação-ação preveem a melhoria progressiva da prática. Para tal, o enfoque recai na ação, apesar de as várias fases desta metodologia, como a observação, planificação e reflexão, serem cruciais e se apresentarem relacionadas entre si. Com efeito, e acreditando que cada contexto é singular, importa conhecer as suas especificidades com vista à adequação das atividades. Só assim será possível transformar a prática, tal como é ambicionado pela investigação-ação. Destaca-se a perspetiva socioconstrutivista pelo facto de, não só ter sido a perspetiva adotada, como os seus princípios terem orientado a prática educativa. De um modo geral, através da observação e da prática, verificou-se que os pressupostos considerados no seu decorrer trazem, efetivamente, benefícios para a aprendizagem. Acrescem ainda os efeitos positivos do processo de estágio relativamente à prática educativa da mestranda.