Browsing by Author "Oliveira, Carla Alexandra Ferreira de"
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- Promoção da linguagem e comunicação em contexto de creche: um estudo de caso únicoPublication . Oliveira, Carla Alexandra Ferreira de; Maia, Mónica SilveiraO ambiente comunicacional e de linguagem promovido pelo educador na sala é um dos elementos fundamentais para a qualidade do contexto de Jardim-de-Infância (JI).A CLEOS – Classroom Language Environment Observation Scales (Phillips et al., 2018) - é uma ferramenta que integra um conjunto de itens que classificam a instrução incidental de vocabulário, bem como, a apresentação de técnicas de instrução intencionais pelos educadores. Partindo do uso da CLEOS, o presente estudo pretende descrever a implementação de um programa de intervenção orientado para a promoção da qualidade do contexto de linguagem e comunicação numa sala da creche, avaliando o seu impacte sobre indicadores interacionais, de comunicação e linguagem de uma criança de 2 anos sinalizada com atraso no desenvolvimento da linguagem. Adotou-se uma abordagem quantitativa, através de um desenho de estudo quase-experimental, de caso único, tipo AB. Assim, partiu-se da definição de uma linha de base de desempenho referente ao padrão interacional, comunicacional e de linguagem (com enfoque no vocabulário utilizado) para avaliar o impacte da intervenção. Nessa avaliação, para além da CLEOS, utilizou-se uma grelha de observação de atos comunicativos e a versão portuguesa do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates (2003- adaptada por Leopoldina et al., 2017. O programa de intervenção – informado com base na aplicação da CLEOS - visou a estruturação e planeamento de estratégias comunicativas e de instrução incidental e especifica do vocabulário, embebidas nas rotinas de creche ao longo de 2 meses e meio. Os resultados mostraram que a CLEOS parece ser uma ferramenta facilitadora na avaliação e planeamento de contextos de JI com maior qualidade quanto ao ambiente linguístico e comunicacional. As estratégias embebidas no quotidiano do JI que visavam a instrução acidental e intencional de linguagem e vocabulário – nomeadamente através da introdução de palavras e suas definições na hora do conto e no brincar livre -, impactaram positivamente a aquisição de linguagem e de atos comunicativos da criança em foco.