Browsing by Author "Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jogos de raciocínio: uma abordagem analógica e digitalPublication . Oliveira, Bruna Daniela Pinheiro; Quadros-Flores, Paula; Mascarenhas, DanielaO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) integrada no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Espelha o trabalho desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada (PES), unidade curricular que facilita a mobilização de conceitos teóricos na prática educativa e a construção de saberes da práxis que revelam conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, técnicos e experienciais. A intervenção em estágio desenvolveu-se num processo de par de formação nos dois níveis de ensino, junto de professores cooperantes e supervisores institucionais. Teve como base a metodologia de investigação-ação, num processo cíclico de observação, planificação, ação e reflexão no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Integrou um projeto de investigação desenvolvido no 1º CEB “Jogos matemáticos: uma abordagem analógica e digital” decorrente de uma necessidade da turma cooperante e de uma rotina da prática educativa do professor cooperante. A PES contribuiu para a qualificação de um docente de perfil duplo, que refletiu e interveio nos dois níveis de ensino.