Browsing by Author "Nogueira, Eduardo Filipe Santos"
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- Machine Learning para previsão de resultados de jogos de TénisPublication . Nogueira, Eduardo Filipe Santos; Ferreira, Carlos Manuel Abreu GomesCom o crescimento do mercado das apostas desportivas a nível mundial [1] e o facto de um ténis ser um dos desportos mais populares para os apostadores [2], cresce a necessidade da existência de plataformas que ajudem os apostadores na tomada de decisão. O principal objetivo deste projeto passa pela criação de um modelo de previsão baseado em machine learning que consiga prever resultados de jogos profissionais de ténis. Uma plataforma para apostadores que disponibiliza previsões de forma automática, e tendo como base a análise de dados das últimas dezoito épocas desportivas, irá permitir aos apostadores pouparem tempo nas suas análises sem comprometerem os seus ganhos. Existem alguns trabalhados desenvolvidos relacionados com a previsão de resultados de jogos de ténis, alguns destes utilizam modelos de machine learning e outros utilizam apenas técnicas de análise de dados históricos, os resultados obtidos nestes trabalhos variam entre os 62.6% e os 69.9% de taxa de acerto a prever o vencedor de um jogo de ténis. A solução proposta é constituída por três componentes, o componente chamado Deuce Brain que é responsável pelo treino e teste do modelo de previsão, o componente chamado Deuce Services que é responsável por disponibilizar previsões através de um API, e por fim, o componente chamado Deuce Application que é uma aplicação web para disponibilização de previsões a apostadores. Durante o projeto foram feitas algumas experiências, onde se testaram modelos treinados com diferentes conjuntos de variáveis e diferentes abordagens. Foram desenvolvidas cinco experiência com conjuntos de variáveis diferentes, e para cada uma dessas experiências foram testados um modelo de regressão logística, uma rede neuronal artificial e um modelo SVM (Support-vector machine). O modelo que no final obteve maior taxa de acerto foi um modelo de regressão logística, com os rankings dos jogadores, a categoria do torneio e a superfície do court. Este modelo conseguiu uma taxa de acerto de 68%, e um retorno do investimento de 4.32% nos jogos do US Open de 2019. No geral, os modelos de regressão logística foram os mais precisos, seguidos das redes neuronais artificiais com taxas de acerto muito semelhantes, e por último os modelos SVM com uma diferença significativa.