Browsing by Author "Neves, Marco Paulo de Sousa"
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- A Implementação de um sistema de gestão da qualidadena Junta de Freguesia de GandraPublication . Neves, Marco Paulo de Sousa; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO presente trabalho visou a conceção e a implementação de um sistema de gestão da qualidade na Junta de Freguesia de Gandra, a fim de a dotar de instrumentos adequados de controlo, tendo em vista a redução dos denominados “custos públicos de contexto” e a satisfação máxima de todos os seus “Stakeholders”. Para o cumprimento desta implementação, foi efetuado, segundo o referencial normativo da ISO 9001:2008, o levantamento e interação dos processos existentes, que constituem a base para o suporte da melhoria contínua na organização. Delineados os objetivos, procedeu-se à escolha da metodologia mais adequada ao presente trabalho que, após ponderação dos pontos fortes e fracos das metodologias existentes, Qualitativa e Quantitativa, chegou-se à conclusão que o estudo misto é o que responde melhor aos objetivos estabelecidos, tendo sido usado como métodos de recolha de dados a análise documental, o registo diário, a observação participante e o inquérito. Ao longo dos tempos, vários estudiosos (Deming, Juran, Crosby, Ishikawa, entre outros), formularam e divulgaram os seus próprios conceitos e métodos acerca da qualidade, tais como: “ zero defeitos”, “círculos de qualidade”, “gestão da qualidade total”, “melhoria continua”,” focalização no cliente”, conseguindo demonstrar a extrema utilidade da qualidade e todos os padrões que a rodeiam. Em termos gerais, os objetivos inicialmente propostos foram alcançados na medida em que se evidenciou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Junta de Freguesia de Gandra, em particular, a definição de objetivos e política da qualidade, sensibilização dos colaboradores para a importância da qualidade e a criação de uma estrutura documental na organização. Neste último caso, deu-se importância à elaboração do Manual da Qualidade, bem como à descrição de todos os processos e procedimentos da organização, não esquecendo os modelos e registos, como documentos de suporte a todo o sistema documental. Por via do inquérito de satisfação efetuado aos clientes, os resultados obtidos evidenciaram que o grau de satisfação nos vários serviços prestados (Águas, Secretaria e Cemitérios) é aceitável, existindo um número muito residual de insatisfeitos, o que traduz o esforço da melhoria continua que está a ser levado a efeito pela Junta de Freguesia de Gandra. Para finalizar, chama-se a atenção que este processo carece da dinâmica de todos os elementos da organização, pelo que é necessário estar em permanente atualização, reformulação e otimização de processos e procedimentos, de forma a servir os “stakeholders” sempre na base da excelência.