Browsing by Author "Moura, Ana Isabel Fonseca de"
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- O impacto do revenue management e a maximização da receita no setor hoteleiroPublication . Moura, Ana Isabel Fonseca de; Ribeiro, Joaquim; Costa, ElgaO Revenue Management é visto como uma estratégia fundamental para a indústria hoteleira, que consiste numa gestão eficiente da receita, envolvendo a análise cuidadosa de dados, a previsão da procura e o ajuste de preços com vista à otimização da ocupação e à maximização da receita. A importância do Revenue Management reside no fato de ser uma cultura de gestão de enorme ajuda para que os hotéis enfrentem os desafios de um mercado altamente competitivo, ao permitir-lhes compreender a dinâmica da procura e ajustar os preços de forma estratégica, maximizando as suas vendas e potenciando a sua rentabilidade. Paralelamente, o Revenue Management ajuda a tomar decisões baseadas em dados em vez de suposições, aumentando a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas. Ao fornecer insights valiosos sobre os padrões de procura, o comportamento do cliente e o desempenho financeiro, permite ajustes em tempo real, garantindo, assim, uma gestão de receita eficaz. O trabalho de estágio desenvolvido e o seu correspondente relatório procuram expor em detalhe as tarefas e o trabalho realizado no departamento de Outsourcing, na área de Revenue Management, na empresa RM HUB - empresa de consultoria e formação em Revenue Management. Sendo a maximização da receita dos hotéis clientes um dos objetivos da empresa, as inúmeras tarefas desempenhadas ao longo do estágio centraram-se nesse mesmo objetivo, tendo incluído as seguintes funções e atividades: apoiar na implementação de procedimentos e melhores práticas de Revenue Management; identificar novas oportunidades de receita através da estratégia de pricing e distribuição, upselling e cross-selling; fornecer relatórios periódicos de apoio à gestão; apoiar na otimização das parcerias de distribuição; atuar como apoio ao consultor geral de desenvolvimento de negócios para a administração do hotel; desafiar e influenciar o hotel a melhorar o nível de serviço e os padrões operacionais; e apoiar na implementação de uma cultura de Revenue Management. No que toca ao objetivo principal deste relatório, este baseia-se em compreender o impacto do Revenue Management no setor da hotelaria, tendo como base a observação direta ao longo de todo o período de estágio e a utilização de referências bibliográficas de outros autores, de forma a corroborar a efetividade da relação direta entre a utilização de uma cultura de Revenue Management e a maximização dos resultados alcançados pelas unidades hoteleiras clientes. Como resultados deste estágio, o esperado é que se adquira um conhecimento mais profundo sobre o Revenue Management, as suas ferramentas e como aplicá-las na prática, bem como perceber como o Revenue Management pode ajudar o setor hoteleiro a maximizar as suas receitas, distinguir-se da concorrência e ganhar competitividade.