Browsing by Author "Moreira, Elsa Cristina de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dos bastidores ao espetáculo: o processo de Ensino e de AprendizagemPublication . Moreira, Elsa Cristina de Sousa; Sousa, Maria ElisaO presente Relatório de Estágio (RE), com o título “Dos Bastidores ao Espetáculo: O Processo de Ensino e de Aprendizagem”, surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada” (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), condição necessária para a obtenção do grau de Mestre, profissionalizando para a docência de perfil duplo, no 1º e 2º CEB. Este relatório procura apresentar um percurso de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo desejo e vontade de crescer e de aprender mais. Assim, este foi um caminho que se procurou assinalar com uma atitude crítica, reflexiva e investigativa. A Prática Pedagógica desenvolveu-se, em simultâneo, em escolas do 1º e do 2º CEB do mesmo Agrupamento - Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, estando previsto o ano letivo (dois semestres) como horizonte temporal para a sua concretização. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor, orientadas pelos princípios metodológicos de cada área, o que possibilitou a execução de situações de ensino e de aprendizagem, baseadas em Sequências Didáticas (SD) fundamentadas e contextualizadas. O trabalho desenvolvido assentou na valorização da Supervisão Pedagógica, como motor para uma ação apoiada em diferentes dimensões e por diferentes atores, procurando seguir as fases do ciclo da supervisão: pré-observação; observação e pós-observação. O relatório apresentado contempla, ainda, o desenho de um projeto de investigação, procurando valorizar a dimensão investigativa na formação do professor.
