Browsing by Author "Moreira, Dulce Margarida"
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- O Musicoterapeuta como assessor para a inclusão: estudo de acompanhamento de uma docente de música do 3.º ciclo, para práticas inclusivasPublication . Moreira, Dulce Margarida; Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva“Musicoterapia como assessoria para a inclusão” trata-se de um estudo que propõe uma assessoria sistematizada de uma docente de música do 3.º ciclo para práticas inclusivas na sua disciplina, numa Escola Sede Agrupamento do distrito do Porto. A musicoterapia assume-se como uma área que, partindo de uma linguagem terapêutica e educativa, promove o desenvolvimento de uma estrutura para a inclusão de alunos de uma turma do 3.º ciclo e alunos de uma Unidade de Apoio à Multideficiência, na disciplina de música, respeitando o programa curricular da mesma e a diversidade de aprendizagem de todos os alunos. Incluir é muito mais do que colocar alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula. Trata-se de um processo de carácter contínuo que exige planeamento, sistematização, acompanhamento e avaliação. A metodologia utilizada foi de âmbito qualitativo com método de investigação-acção. As técnicas de obtenção de resultados foram: Observação participante, filmagens, diário de campo, questionários e entrevistas. A amostra foi composta por 25 alunos de uma turma do 3.º ciclo e alunos da Unidade de Apoio especializado à Multideficiência. Os resultados demonstram a importância do musicoterapeuta como assessor para inclusão reflectindo-se numa melhoria das adequações curriculares, na sala de aula, por parte da docente de música. Observou-se que perante a diversidade de aprendizagens os alunos obtêm mais experiências do âmbito social, cultural e curricular potenciando a riqueza do seu conhecimento intrapessoal e interpessoal. As unidades de apoio especializado devem ser apenas centros de recursos com rampa de lançamento para uma inclusão qualitativa na sala de aula. Os técnicos devem fomentar o apoio aos docentes de educação especial e de ensino regular pois estes encontram no seu trabalho individualizado ou colectivo um conhecimento aprofundado sobre os alunos, possibilitando por último o desenvolvimento de estratégias de apoio à inclusão.