Browsing by Author "Moreira, Bruno Ricardo Rodrigues"
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- Otimização da taxa de cumprimento do plano de produção no setor industrial da cortiçaPublication . Moreira, Bruno Ricardo Rodrigues; Pires, António ManuelNo contexto empresarial, a satisfação do cliente desempenha um papel fundamental na continuidade das encomendas. Este estágio teve lugar numa empresa líder na indústria da cortiça, com o objetivo principal de reduzir o tempo de comunicação das datas de entrega das encomendas aos clientes, e garantir o cumprimento das mesmas. Para alcançar este objetivo, foram implementadas atividades que visam diminuir o tempo de execução de tarefas através de ações corretivas, e automatizar as tarefas diárias dos colaboradores do Planeamento. Inicialmente, foi desenvolvida uma ferramenta em Excel que informa os planeadores sobre as encomendas atrasadas ou replaneadas da semana anterior (N-1). Essa ferramenta possibilita a obtenção e partilha das informações destas encomendas através de e-mail, reduzindo assim o tempo necessário para obter e partilhar esses atrasos e replaneamentos. Além disso, foram realizadas análises e monitorização dos históricos das várias áreas industriais da empresa. Num segundo plano, abordou-se a demora na criação de códigos para novos clientes e materiais, implementando campos obrigatórios no SharePoint, uma plataforma de partilha de informação de encomendas entre o Serviço de Apoio ao Cliente e a área de Dados Mestre. Essa medida resultou numa diminuição do tempo necessário para criar códigos nos primeiros cinco meses de 2023, em cerca de 0,74 dias, com um aumento do número de pedidos de abertura de códigos. Existindo materiais que requerem mão-de-obra externa, foi necessário recolher os tempos médios de produção dos fornecedores, a fim de calcular o tempo total de produção, para cumprir com as datas de entrega fornecidas ao cliente. Os resultados quantitativos ainda não foram contabilizados devido à necessidade de obter um número suficiente de encomendas para ser possível avaliar a melhoria percentual no cumprimento das datas de entrega em comparação com anos anteriores. Desde 2021, um projeto liderado pelo Instituto Kaizen tem sido desenvolvido com o objetivo de criar uma ferramenta de planeamento automático de encomendas. No entanto, essa ferramenta apresentava alguns erros e a falta de um mapa de ocupação dos centros de trabalho na área de CCS. Foram identificados e comunicados todos os erros da ferramenta à consultora, o que resultou numa melhoria do planeamento das encomendas. Além disso, foi criado o mapa em falta, permitindo o planeamento de encomendas para essa área. No entanto, como essa ferramenta não está disponível online, encontra-se em stand by. Atualmente, os centros de trabalho da empresa possuem uma configuração incoerente, causando ociosidade das máquinas. Portanto, foi realizado um levantamento de cada centro e realizada a sua divisão com base em vários critérios. O ficheiro resultante está a ser analisado pelos diretores para que a divisão dos centros de trabalho seja implementada. Por fim, foi desenvolvido um algoritmo que, a partir de um ficheiro existente, determina as necessidades semanais de cada tipo de granulado. Assim, equipa de GMT encomenda as quantidades necessárias atempadamente, de forma a garantir a continuidade da produção.