Browsing by Author "Moniz, Mafalda de Dion Almeida Cardoso"
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- Arte Pública: divulgação do património cultural da cidade do PortoPublication . Moniz, Mafalda de Dion Almeida Cardoso; Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deO produto turístico é um produto complexo que envolve diversos componentes. Entende-se como tal, atracções (“Elementos proporcionados pelo destino que, individualmente ou combinados, constituem as razões principais de visita”), facilidades (“Elementos do destino que tornam possível ao turista manter-se no local e usufruir das suas atracções”), acessibilidade (“Define-se em função do grau de facilidade ou dificuldade de acesso ao destino que o turista pretende visitar”), imagem (“As ideias, crenças ou sensações sobre o produto que o turista pretende adquirir fazem parte do próprio produto. As imagens do destino não se baseiem necessariamente em experiência, mas são na realidade um factor fundamental na escolha de um destino”), bem como o preço (“Somatório de todos os elementos da viagem: alojamento e outros serviços”). (Victor Middleton, 1989) Os consumidores potenciais de produtos turísticos, na maioria das situações, não podem experimentar a viagem antes de a comprar, o que faz com que necessitem de uma informação mais detalhada sobre o produto turístico. Essa informação deve ser processada para ser comunicada ao turista ou potencial turista. O melhor meio para a sua divulgação traduz-se no uso intensivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A informação intensiva através do uso das TIC faz com que os viajantes e turistas possam solicitar informação sobre produtos, preços, horários e efectuar reservas online aos intermediários turísticos (agências de viagens), cadeias hoteleiras ou linhas aéreas, bem como o acesso a conteúdos relacionados com a Arte Pública. Diversas aplicações web foram desenvolvidas para colmatar estas necessidades, não sendo ainda suficiente, uma vez que os visitantes de uma cidade necessitam de um acesso à informação mais facilitado, através do seu dispositivo móvel, que o acompanha diariamente. Neste trabalho transmite-se a importância do uso das tecnologias móveis para permitir que qualquer indivíduo, possa disfrutar das paisagens artísticas existentes na cidade, que maioritariamente são menosprezadas. O estudo foi desenvolvido em duas partes: numa primeira parte foram identificados os requisitos necessários para efectuar uma abordagem das tecnologias de informação e comunicação no âmbito da Arte Pública da cidade do Porto. A segunda desenvolveu uma aplicação no âmbito da implementação destes requisitos. Os resultados obtidos permitiram criar um sistema de acesso à informação no âmbito dos conteúdos descritos, quer para indivíduos que já o utilizem, quer para indivíduos que projectam vir a utilizá-lo. O mesmo se aplica a instituições que queiram inovar, no sentido de dar um acesso mais facilitado à informação que pretendam divulgar.
