Browsing by Author "Menezes, Daniel Filipe Vieira de Bessa e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O professor que estava por virPublication . Menezes, Daniel Filipe Vieira de Bessa e; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Estrutura-se em duas componentes fundamentais: a intervenção pedagógica desenvolvida em contextos escolares do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, e uma dimensão investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico. A prática pedagógica decorreu em dois momentos distintos. No 2.º CEB, o mestrando interveio nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais com turmas do 5.º e 6.º anos e no 1.º CEB, a intervenção ocorreu numa turma do 3.º ano, abrangendo as áreas de Português, Matemática e Estudo do Meio. As práticas implementadas foram orientadas por uma abordagem construtivista e reflexiva, valorizando a diferenciação pedagógica, a interdisciplinaridade, a intencionalidade educativa e o uso de metodologias ativas. A componente investigativa centrou-se na criação e utilização de um chatbot programado por alunos do 6.º ano, no âmbito da exploração do conteúdo “sistema respiratório humano”, em Ciências Naturais. O estudo procurou compreender o contributo da criação e utilização deste chatbot no ensino do conteúdo mencionado, bem como identificar as competências digitais desenvolvidas ao longo do projeto. A investigação assumiu uma abordagem mista, com recurso à observação direta, análise de narrações multimodais, questionários pré e pós-ação e uma entrevista semiestruturada. Este relatório reflete um percurso de desenvolvimento pessoal e profissional, sustentado na reflexão crítica sobre a prática, na articulação entre teoria e ação e na consolidação de uma identidade docente promotora de inovação, inclusão e melhoria contínua da ação educativa.