Browsing by Author "Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos eventos de moda na cidade do Porto como destino turísticoPublication . Mendes, Benedita Campos de Sousa Barros e; Liberato, DáliaA temática da presente investigação incide sobre o turismo de eventos de moda na região Norte, em geral, e na cidade do Porto, em particular. Efetivamente, a organização de eventos de moda é uma realidade cada vez mais vivenciada em diversas cidades à escala mundial, que tem a capacidade de atrair participantes internacionais. Os eventos de moda têm, também, a particularidade de adicionar às cidades anfitriãs, reconhecimento e valor, o que se reflete numa vantagem competitiva face a destinos concorrentes. Contudo, o turismo de eventos de moda não é devidamente valorizado pela indústria do turismo e, por isso, esta investigação pretende aprofundar o conhecimento científico sobre este segmento turístico. Objetivo – O objetivo geral deste estudo consiste em compreender o papel dos eventos de moda na região Norte, em geral, e na cidade do Porto, em particular, enquanto destinos turísticos. Metodologia – Na presente investigação, optou-se pela utilização de metodologia mista e, desse modo, os instrumentos de recolha de dados selecionados foram o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas a três representantes de DMO’s e a três representantes de Associações Empresariais organizadoras de eventos de moda. O questionário foi aplicado a 410 participantes dos eventos de moda realizados na cidade do Porto. Os dados obtidos foram tratados e analisados com recurso aos softwares IBM SPSS Statistics 24 e IBM SPSS AMOS . Estes programas permitiram testar as hipóteses de investigação previamente definidas. Resultados – Os dados recolhidos confirmam que o perfil individual influencia a avaliação da Experiência; as caraterísticas da viagem influenciam positivamente a avaliação da experiência; a participação no evento influencia positivamente a avaliação da experiência; a participação no evento influencia positivamente o grau de satisfação relativamente ao evento; as motivações para participar no evento influenciam positivamente a avaliação da experiência; a avaliação da experiência influencia o grau de satisfação relativamente ao evento; a avaliação da satisfação relativamente ao evento influencia positivamente a lealdade ao evento e a lealdade ao destino. Limitações e implicações – Surgiram limitações relativamente ao processo de recolha de dados. Em relação às entrevistas, nem todos os possíveis entrevistados apresentaram disponibilidade para agendamento e realização de entrevistas. No que concerne à aplicação dos questionários, pretendia-se distribuir questionários por um maior número de participantes de origem internacional e recolher questionários na 46ª edição do Portugal Fashion que, devido à Covid’19, se realizou à porta fechada. Este estudo apresenta dados relevantes para as DMO’s locais e regionais, assim como para as Associações Empresariais, com vista à captação deste segmento turístico, e melhoria da promoção dos eventos de moda e, consequentemente, da experiência dos participantes dos eventos de moda. Implicações práticas – O presente trabalho de investigação pretende demonstrar a importância dos eventos de moda para a indústria do turismo em Portugal. Deverão ser desenvolvidos estudos semelhantes a nível nacional e internacional de forma a contribuir para o conhecimento científico deste segmento turístico, que é ainda pouco valorizado, assim, como para aprofundar a investigação no âmbito do perfil individual e comportamental do turista de eventos de moda, e das vertentes de marketing experiencial associadas a este tipo de eventos. Originalidade/valor – É escasso o número de estudos que analisam a temática do turismo de eventos de moda, a nível nacional e internacional. Existe, assim, a necessidade de investigar este segmento do setor turístico, todavia não valorizado.