Browsing by Author "Mendes, Alexandra Marina Mariano"
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- O marketing e a comunicação em Hotelaria: a importância do marketing relacional para o sucesso de um hotel – caso de estudo – NH Collection Porto BatalhaPublication . Mendes, Alexandra Marina Mariano; Oliveira, MónicaNos últimos anos o setor do turismo e hotelaria apresentam-se como um dos componentes mais importantes para a economia assumindo, deste modo, um papel fundamental a nível mundial e nacional visto que geram receitas e contribuem positivamente para o destino a nível social. Inicialmente, os hotéis preocupavam-se, exclusivamente em conquistar e atrair novos clientes. No entanto, por ser um setor com elevado potencial de crescimento e elevada concorrência, os estabelecimentos precisaram de encontrar estratégias para inovarem constantemente os serviços oferecidos e conseguirem diferenciar-se (Jesus, 2013; Rodrigues, 2008). A globalização, a intensidade competitiva, as mudanças no consumidor, os avanços tecnológicos e o surgimento de novas estruturas organizacionais levaram a alterações no mercado atual. O marketing não conseguia resolver todos os problemas e por este motivo assistiu-se a uma mudança de paradigma, de marketing transacional para marketing relacional. Posto isto e, para sobreviver num mercado cada vez mais competitivo no setor turístico em geral, e no sector hoteleiro em particular, as empresas não podem focar-se apenas em prestar um serviço de excelência, mas sim criar produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, uma vez que estes se encontram mais exigentes, informados e intolerantes a falhas. Torna-se urgente satisfazer as ecessidades do cliente e fidelizá-lo, de modo a manter um relacionamento duradouro entre as duas partes (Branco, 2015). Neste sentido de contextualizar o marketing relacional e após a revisão literária sobre o tema, o presente relatório final de estágio, que integra o Mestrado de Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing, realizado na Escola Superior de Hotelaria e Turismo pertence ao Instituto Politécnico do Porto, consiste na apresentação do desenvolvimento e resultado final do estágio curricular. O estágio realizado em contexto laboral permitiu a formação prática em diversas tarefas, no departamento comercial, no âmbito de guardar, partilhar e procurar informações dos clientes de forma a proporcionar-lhes uma experiência personalizada e única.