Browsing by Author "Melo, Liliana Raposo Freitas de"
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- Construção de vantagens competitivas nas estratégias de internacionalização: estudo do caso da EFACECPublication . Melo, Liliana Raposo Freitas de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaNo actual panorama mundial, a internacionalização torna-se essencial para um grande número de empresas. Além de dar resposta aos desafios da globalização, a internacionalização representa também uma solução para os problemas advindos da crise económica. Tal decisão implica que as empresas reúnam um conjunto de recursos, capacidades e competências que lhes possibilitem diferenciar-se no mercado, tendo em vista a obtenção de vantagens competitivas. Mediante a decisão de internacionalizar a empresa, inúmeros são os desafios que se apresentam pela frente, assim como, as opções de escolha. Entre as decisões críticas a tomar, os gestores devem eleger quais os mercados prioritários e como neles penetrar. Entre os diversos caminhos que se apresentam como possíveis formas de entrada no mercado, a empresa poderá actuar de forma independente, criar subsidiárias ou colaborar com outras organizações. Não existe uma teoria única capaz de explicar na perfeição o processo da internacionalização. Igualmente, quanto à tipologia dos modelos de entrada, não existe uma solução única, devendo ser analisados os factores de competitividade de forma a possibilitar um crescimento sustentável para a empresa. É preponderante identificar as forças presentes no mercado, os recursos e capacidades organizacionais e definir a estratégia, ou estratégias, que a organização deve adoptar tendo em vista a competitividade. Pelo que, este estudo tinha como objectivo principal propor um modelo ou metodologias de estratégias de internacionalização que permitissem a construção de vantagens competitivas para as empresas que o venham a adoptar. Pretendiamos estabelecer e avaliar relações entre um conjunto de variáveis que levam as organizações a tomar decisões estratégicas no que respeita a estratégias de internacionalização alicerçadas na análise desta temática. Pretendemos ainda que o presente estudo consubstanciasse uma ferramenta de apoio à tomada de decisão por parte dos gestores, que estão a ponderar seriamente internacionalizar as suas empresas, em particular, no sector eléctrico português. Nesta investigação enveredou-se pela metodologia qualitativa, utilizando o método do estudo de caso único, da maior e mais representativa multinacional portuguesa do sector electromecânico. Deste estudo foi possível concluir que o conhecimento do tipo de negócio por parte do gestor, como recurso organizacional, influencia positivamente as estratégias de internacionalização e que estas podem potenciar a obtenção de vantagens competitivas, que por sua vez, influenciam positivamente o desempenho das exportações. Assim como, também foi possível deduzir que as características do mercado podem influenciar de forma positiva a obtenção de vantagem competitiva.