Browsing by Author "Meireles, Milene Raquel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Meireles, Milene Raquel da Silva; Araújo, Sara de Barros; Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoO Mestrado em Educação Pré-Escolar prevê a formação do educador de infância perspetivando o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, segundo princípios assentes na articulação e interação das diferentes componentes e dimensões subjacentes a um bom desempenho profissional. Prevê, ainda, a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos passíveis de serem integrados num currículo para a ação. Assim, a pertinência da supervisão na profissionalização para a educação de infância surge através da Prática Pedagógica Supervisionada e das competências que esta pretende desenvolver seguindo uma perspetiva colaborativa de construção de conhecimentos, na qual os principais intervenientes foram as orientadoras cooperantes, o supervisor da Escola Superior de Educação e o par pedagógico. Salienta-se que o presente relatório pretende ilustrar o desenvolvimento da formanda, tendo como pilar as dimensões preconizadas no Perfil Geral e Específico de Desempenho Profissional do Educador de Infância, debruçando-se sobre o estágio desenvolvido no jardim-de-infância Oga-Mitá nas valências de creche e de educação pré-escolar. O desenvolvimento da prática pedagógica e das competências profissionais foi sustentado pela metodologia de investigação-ação na construção de saberes profissionais numa perspetiva de formação ao longo da vida. Assim, esta metodologia permitiu o desenvolvimento profissional da mestranda, iniciando a construção de uma educadora capaz de compreender os conhecimentos adquiridos e mobilizá-los na intervenção pedagógica. Assim, a profissionalização para a educação pré-escolar pretende que o educador em formação construa e desenvolva uma identidade profissional, que será refletida na sua prática educativa.