Browsing by Author "Matos, Mariana Rui Neves"
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- A influência do marketing sensorial online na intenção de compra do consumidorPublication . Matos, Mariana Rui Neves; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraFace ao elevado aumento do consumo online, as marcas tiveram de se adaptar a esta tendência, sendo desafiadas diariamente com uma vasta concorrência. Como forma de se distinguirem e oferecerem experiências de valor aos seus atuais e potenciais clientes, estas começaram a apostar na integração das estratégias de Marketing Sensorial no canal online. Sem dúvida que o Marketing Sensorial acarreta inúmeros desafios no mundo digital, no entanto, com o aparecimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas, a criação de experiências sensoriais neste canal tem melhorado, tornando-se num aspeto fulcral para as marcas. Sendo este um tema muito recente, a literatura ainda é bastante escassa, principalmente, no que concerne à utilização de estímulos táteis em ambientes digitais por parte das marcas. Posto isto, este estudo nasce para colmatar essa lacuna na literatura, tendo como principal objetivo compreender a influência do marketing sensorial online na intenção de compra, especificamente como os estímulos visuais e táteis afetam o comportamento do consumidor no contexto dos websites. Esta investigação adotou um método quantitativo utilizando um questionário com recurso à metodologia de pesquisa experimental “within-subjects”, tendo sido recolhidas 200 respostas. Posteriormente os resultados foram analisados através do Modelo de Equações Estruturais no software Smart PLS, onde foi possível confirmar que os estímulos sensoriais visuais e táteis influenciam a intenção de compra dos consumidores online. Neste estudo, foram aceites 5 hipóteses. Conclui-se que os estímulos visuais e táteis afetam a experiência online do consumidor e, por sua vez, impactam a sua inteção de compra. Neste estudo não foi possível comprovar o impacto do Need For Touch (NFT) como efeito moderador entre os estímulos táteis e a experiência sensorial online, o que mostra que estes são importantes para todo o tipo de consumidores. Por último, um dos dados mais importantes a retirar deste estudo recai sobre o facto da relação mais forte e que agrega um maior número de variáveis surgir no modelo da Adidas: o Estímulo Tátil influencia a Experiência Sensorial Online, que por sua vez exerce impacto na Qualidade Percebida do Produto e, posteriormente influencia a Intenção de Compra do consumidor. Este resultado demonstra a importância da presença dos estímulos táteis em ambiente digital para melhorar a experiência sensorial dos utilizadores, ajudar na perceção da qualidade dos produtos e incentivar à compra.