Browsing by Author "Martins, Sara Linhares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEBPublication . Martins, Sara Linhares; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloO presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.