Browsing by Author "Martins, Rui Miguel Ferreira Alves"
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- Planeamento da manutenção de veículos pesados e gestão de peçasPublication . Martins, Rui Miguel Ferreira Alves; Correia, Venceslau Manuel MagalhãesEste relatório foi realizado no âmbito unidade curricular de Projeto/Dissertação do segundo ano do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O objetivo desta unidade curricular é a integração do estudante no mundo empresarial, efetuando um projeto numa empresa. O aluno tem como função atuar numa área em que a empresa, o estudante e a instituição de ensino estejam de acordo como sendo uma mais valia para todas as partes. A empresa onde efetuei o meu projeto, a Transportes Nogueira, sugeriu a área da gestão da manutenção. A realização deste projeto visa melhorar o sistema de planeamento de manutenção da oficina de pesados da empresa e ainda o armazém de peças. Dividiu-se o desenvolvimento do projeto em 3 partes distintas: o enquadramento da situação atual, a criação da ferramenta de planeamento de manutenção e no armazém. Inicialmente foi necessário recolher informação dos problemas encontrados na organização para que fosse possível atuar na área do planeamento. Nesse capítulo foi necessário a inclusão de uma situação de planeamento de manutenção atual, uma breve análise aos 2 tipos de manutenção efetuados e ainda um caso prático para que os procedimentos de manutenção ficassem bem explícitos. Com este caso foi possível detetar quais os problemas que, não só a oficina, mas também todo o sistema de manutenção, enfrentavam. Uma vez que existem três desfechos possíveis para uma anomalia detetada, foi necessário aprofundar quais os problemas que podem surgir dentro de cada um dos desfechos. Devido à existência de diversas falhas dentro de qualquer um dos três desfechos, foi iniciada a criação de uma ferramenta nova. Esta ferramenta colmatou todas as falhas detetadas e ainda foi possível a integração de outros sistemas dentro da mesma ferramenta, fazendo a ligação com os diversos departamentos da empresa, como por exemplo o departamento de tráfego. Para esta ferramenta foram criadas categorias de anomalias, para que existisse uma pré-seleção das viaturas a ser analisadas, conforme o tipo de anomalia/urgência. Uma vez que na ferramenta criada, tudo fica registado (criação da anomalia, tratamento da mesma, requerimento de efetuar em oficina externa, etc.) é possível encontrar um histórico de viaturas, umas das falhas mais graves detetadas. Uma vez que o armazém de peças seria uma das áreas que seriam afetadas e estariam direta e exclusivamente ligadas à oficina dos Transportes Nogueira, decidiu-se desenvolver uma forma de corrigir os problemas encontrados nesta área. Tal como no capítulo do planeamento das manutenções, foi elaborada uma análise detalhada aos diversos movimentos efetuados no armazém, assim como a todos os problemas encontrados. Por fim, criou-se uma ferramenta de gestão de entradas de armazém que, tal como no planeamento das manutenções, integrasse diversos departamentos, como o da contabilidade, para agilização de informação. Foi apresentada uma proposta de saídas de armazém com o intuito de automatizar este processo. Proposta essa que foi bem recebida e aplicada, tal como será descrito na parte final deste capítulo. Na última parte são apresentados dados contabilísticos que permitem afirmar que as duas vertentes do projeto tiveram forte impacto financeiro sob a contabilidade da empresa.