Browsing by Author "Martins, Maria Luisa Pontes"
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- Gestão do marketing digital: uma análise em empresas de comércio eletrónico em tempo de pandemiaPublication . Martins, Maria Luisa Pontes; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Correia, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraO mundo evolui rapidamente dentro de uma era movida pela tecnologia. O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação foi a força propulsora do comércio eletrónico (CE), que cresce de maneira exponencial e traz consigo mudanças significativas para as empresas, para os mercados e para o comportamento dos consumidores, uma vez que permite o acesso fácil e rápido à inúmeras opções de produtos e serviços. A pandemia da Covid-19, um dos acontecimentos mais inesperados dos últimos anos, veio salientar a importância do CE. As medidas impostas pelos governos para desacelerar o contágio, produziram um aumento significativo da percentagem de pessoas que ficaram em casa e que estavam mais dispostas a usar os meios digitais. De igual forma, das que passaram a comprar online. Desta forma, o marketing digital passa a ter também a sua importância realçada, pois permite que as empresas continuem a se comunicar com os seu público-alvo diante do distanciamento social e do encerramento das lojas físicas, o que permite a continuidade do negócio. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar e descrever como as PME de CE geriram o marketing digital durante a pandemia da Covid-19. Também, pretende-se entender se o marketing digital implementado durante a pandemia da Covid-19 teve um impacto positivo no volume de vendas e no relacionamento da marca com o cliente. Para tal, foi adotada a metodologia qualitativa, sendo o instrumento de recolha de dados a entrevista por e-mail. Como unidades de análise consideram-se 7 PME de CE. Em relação aos resultados obtidos, conclui-se primeiramente que as marcas estão cada vez mais dispostas a oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo, a fim de construírem uma relação benéfica e duradoura com os seus clientes. Em segundo lugar, cada empresa adaptou o marketing digital de acordo com as suas diferentes realidades, com o que vendem e com as suas capacidades, considerado o marketing digital como uma ferramenta-chave durante o período da pandemia, para a estratégia da empresa e comprovando benefícios em relação ao volume de vendas, mas principalmente em relação ao relacionamento com o cliente.