Browsing by Author "Martins, Leandro Augusto da Silva"
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- Melhoria da gestão da manutenção preventiva numa empresa de soluções de energiaPublication . Martins, Leandro Augusto da Silva; Silva, Francisco José Gomes daNa indústria, os processos produtivos e os ativos estão em constante mudança. Assim sendo, a revisão, melhoria contínua e atualização do projeto é essencial para a sua sustentabilidade. Este projeto, realizado de janeiro de 2018 a maio de 2019, consistiu no desenvolvimento de ferramentas e aplicação de métodos e filosofias, com intuito de melhorar a Gestão das Manutenções Preventivas(MP) na empresa Efacec Power Solutions, S. A. (EPS). Após a identificação dos principais problemas e soluções, com vista a apoiar a tomada de decisão, no desenvolvimento do trabalho foi aplicada uma estratégia de manutenção mista, baseada no RCM (Reliability Centered Maintenance) e TPM (Total Productive Maintenance). Com vista a apoiar a tomada de decisão, foi elaborado e implementado um método de classificação da criticidade dos equipamentos com base na importância para o processo produtivo, o que resultou numa classificação dos ativos em três classes (1, 2 e 3). Após o estudo dos equipamentos, foi definida uma nova restruturação na Gestão do Plano de Manutenção Preventiva (PMP), que resultou num novo fluxograma de decisões e ações do plano, revisão dos Registos de Manutenção Preventiva (RMP), implementação de Manutenção Autónoma (MA) em equipamentos críticos, elaboração de uma ferramenta de controlo e registo das anomalias encontradas no decorrer das intervenções, desenvolvimento de uma ferramenta para controlo e registo de KPIs (Key Perfomance Indicators) e estabeleceu-se uma lista de parceiros capazes de auxiliar no cumprimento e resolução de problemas encontrados nas operações de manutenção. Concluído o trabalho acima descrito, podem ser identificadas melhorias significativas ao nível da gestão da manutenção. Foram identificados os ativos com criticidade 1 (60 equipamentos), verificou-se uma redução do desperdício de tempo nas MP, onde o RMP foi revisto e melhorado, assim como uma diminuição do número de falhas em equipamentos onde foram aplicadas as MA, num deles chegando aos 66%, e o cumprimento do PMP aumentou em 12% no PT (Power Transformer). Para além do descrito atrás, foram introduzidos KPIs tais como, MTTR (Mean Time To Repair), MDT (Mean Down Time), MWT (Mean Waiting Time) e MTBF (Mean Time Between Failure).