Browsing by Author "Martins, Joana Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criançaPublication . Martins, Joana Oliveira; Mascarenhas, Daniela FilipaO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nomeadamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). A intencionalidade deste documento passa por explanar a vivência da mestranda, nas suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do percurso de estágio, fundamentando a sua ação em construtos teóricos e legais pelos quais a própria se rege apropriando-se, paralelamente, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência da PES albergou a integração em duas turmas, uma de 1º CEB e outra de 2º CEB, apresentando-se neste documento tanto uma descrição pormenorizada dos contextos educativos, como reflexões fundamentadas sobre a intervenção da mestranda nesses contextos. Das experiências de colaboração com os contextos, partilhadas através de descrições e reflexões, denota-se o percurso evolutivo da mestranda apoiado na (re)construção de conhecimentos oriundos da prática. Aclaram-se, assim, o desenvolvimento profissional da mestranda, bem como a construção da sua identidade docente, num decorrer de construções e desconstruções conceptuais, com vista à Educação de qualidade, hodierna e apta para superar os desafios inerentes às mudanças e à inovação. O acentuado pensamento reflexivo e crítico adotado pela mestranda ao longo da PES, acompanhado pelas reflexões partilhadas com os seus intervenientes, visou a procura incessante pela melhoria das práticas docentes. Este documento compreende, também, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, abordando o desenvolvimento da capacidade de Visualização Geométrica para a resolução de problemas no 6º ano de escolaridade, fundamentada em referentes teóricos. Em suma, este RE apresenta-se como guião coreográfico desta que é a última dança da formação inicial da mestranda, abrindo caminho a uma primeira dança de entrada no mundo profissional.