Browsing by Author "Martins, Helena Maria Borges"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção da leitura através da tutoria entre pares no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Helena Maria Borges; Sanches-Ferreira, ManuelaTendo por base as investigações que reconhecem a importância da leitura e sua influência no sucesso educativo, bem como os benefícios da tutoria entre pares, pretendemos analisar a implementação dessa estratégia. Para tal realizou-se um estudo com desenho de investigação quase experimental de linha de base múltipla (Horner et al., 2005), procurando avaliar os efeitos do programa ao nível da precisão e fluência da leitura. Assim, este estudo, realizado em 5 escolas de um agrupamento de escolas do distrito do Porto, pretendeu avaliar o impacto da implementação da estratégia de tutoria entre pares no desenvolvimento das competências de leitura em 91 alunos do 2.º e 4.º ano, do primeiro ciclo, com e sem necessidade de medidas universais e seletivas de suporte à aprendizagem e à inclusão, esperando contribuir para uma melhoria na capacidade leitora dos alunos. Os resultados obtidos são indicativos de uma evolução positiva da leitura nas cinco turmas, encontrando diferenças significativas entre momentos de avaliação no índice de precisão e no índice de fluência. A partir da análise dos resultados, verificou-se também que os que inicialmente apresentaram menor desempenho na precisão, foram os que evoluíram mais nesse parâmetro durante o estudo. Constata-se ainda que os participantes do sexo feminino evidenciaram ganhos mais elevados do que os do sexo masculino. Ao nível da fluência, no quarto ano, as diferenças encontradas entre momentos de avaliação sugerem ser mais favorável a primeira intervenção do que a segunda. Além disso, nas duas últimas turmas intervencionadas, encontrou-se diferenças significativas que constatam um maior ganho para a turma do quarto ano, comparada com a do segundo. Assim, afigura-se a tutoria entre pares como uma estratégia para a promoção da leitura com relevância em termos pedagógicos e educativos.