Browsing by Author "Martins, Ana Catarina Carmo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização do envolvimento de alunos(as) do Ensino-Básico no processo de ensino-aprendizagemPublication . Martins, Ana Catarina Carmo; Sanches-Ferreira, Maria Manuel PiresO processo de ensino-aprendizagem implica um envolvimento de todos(as) os(as) agentes educativos e, de modo particular, dos(as) alunos(as). Neste processo o conhecimento das estratégias individuais dos(as) alunos(as) poderá permitir identificar e adequar as melhores estratégias individuais para a aquisição e a consolidação do conhecimento. Partindo deste pressuposto, o principal objetivo desta investigação, inscrita no âmbito do Mestrado em Educação Especial: Multideficiências e Problemas de Cognição, é perceber quais as estratégias que são identificadas pelos(as) alunos(as) como as mais benéficas na aquisição e na manutenção do conhecimento em contexto de sala de aula e se estas estão relacionadas com aquelas que são identificadas pelos(as) professores(as). Para isso, inquiriu-se, durante quatro dias e através de um questionário de perguntas abertas, 50 alunos(as) do 3º ao 9º ano, acerca das estratégias utilizadas para se manterem em tarefa e para compreenderem os conteúdos das disciplinas em contexto escolar. Com base nas respostas inquiriu-se 32 professores(as) sobre as estratégias que consideram ser as mais produtivas no processo de ensino-aprendizagem. As implicações do estudo para a adequação das estratégias de ensino-aprendizagem do ponto de vista dos(as) alunos(as) em contexto de sala de aula serão apresentadas e discutidas e, posteriormente, serão alvo de comparação com aquelas que os(as) professores(as) identificam para a promoção da aprendizagem.