Browsing by Author "Marques, Maria Olinda da Silva"
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- Práticas de marketing educacional nas escolas públicasPublication . Marques, Maria Olinda da Silva; Romão, PaulaO presente trabalho tem como objetivo identificar práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Tendo por base razões pessoais, profissionais, teóricas e legais que justificam estudos sobre as práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas, revê-se a literatura sobre a evolução do marketing (geral) até à emergência do marketing societal e do Marketing Educacional. Partindo dos normativos legais e da literatura, exploram-se as fontes de informação, a autonomia das escolas, a accountability, o planeamento estratégico e evidências dessas práticas associadas ao Marketing Educacional. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa quantitativa através de um inquérito por questionário realizado junto dos(as) diretores(as) dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal Continental. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que, apesar de haver evidências de predominar a orientação da gestão para a “produção” do serviço educativo, há práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Contudo, as escolas têm ainda uma consciência míope do que é o Marketing Educacional, pois há défice na identificação e na implementação dessas práticas. Verifica-se que as escolas fazem estudos de suporte a decisões sobre oferta formativa, de avaliação institucional e de satisfação junto dos alunos e restante comunidade educativa. Definem e implementam estratégias não só para cumprir os normativos legais, mas também adequar os serviços aos alunos, tornando-os parte ativa da coprodução do serviço educativo. Com base nas conclusões e nas opções de concordância do(a)s diretores(as), foi delineado um plano de ação de intervenção de Marketing Educacional.