Browsing by Author "Maia, Joana Sofia Costa Barros"
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- Análise e melhoria do processo de pintura de uma empresa industrialPublication . Maia, Joana Sofia Costa Barros; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoPara fazer parte do mercado global, a maioria das empresas procurou melhorar os seus modelos de gestão e os processos produtivos, investindo na implementação de metodologias e ferramentas Lean Production e da Qualidade. Neste sentido, este projeto pretende contribuir para o aumento da capacidade competitiva, melhoria da qualidade e redução dos desperdícios da empresa, através da aplicação de algumas das metodologias e ferramentas referidas. O projeto apresentado foi desenvolvido no grupo de pintura de uma empresa que opera no ramo da mecânica de precisão, e tem como objetivo a eliminação dos desperdícios com stocks de materiais de pintura, a redução da taxa de rejeição associada à inspeção final do grupo e a qualificação do processo. Após a análise efetuada, foram identificados como principais problemas os desperdícios com stocks e com defeitos. Posto isto, foram propostas melhorias ao funcionamento do processo de pintura, nomeadamente, o desenvolvimento de uma ferramenta Excel, de suporte à gestão dos stocks de tintas e componentes, a implementação de ações corretivas e preventivas a fim de reduzir a taxa de rejeição de peças pintadas e o desenvolvimento de um plano para qualificar o processo. Como principais ganhos obtidos com a implementação destas ações, destacam-se a eliminação dos desperdícios com sucata de materiais de pintura, a redução da taxa de rejeição até 7% e o aumento do nível sigma em 0,3 (estimando-se uma poupança de 10.000€ anuais) e ainda o envolvimento e motivação da equipa de pintura na melhoria do próprio espaço de trabalho.
- Otimização Energética do Sistema de Refrigeração da máquina de impregnar ZELLPublication . Maia, Joana Sofia Costa Barros; Guedes, Anabela; Neto, Paula; Serrano, PedroEsta dissertação teve como objetivo fundamental a otimização energética do sistema de refrigeração da máquina de impregnar tela ZELL e, como objetivo adicional, a avaliação da qualidade da água do circuito, justificada pela acentuada degradação dos rolos devido à corrosão provocada pela recirculação da água de arrefecimento. Inicialmente fez-se o levantamento de informações do processo produtivo para caracterizar o funcionamento do sistema de refrigeração, tendo-se selecionado duas telas de poliéster designadas neste estudo por P1 e P2 e, também, uma tela de nylon designada por N. Foram efetuados ensaios, um para cada tela, para a atual temperatura de setpoint da água à saída da torre de arrefecimento (30ºC). Realizou-se outro ensaio para a tela N mas com uma temperatura de setpoint de 37ºC, ao qual se chamou N37. Deste modo, determinou-se as potências térmicas removidas pela água de refrigeração e as potências térmicas perdidas por radiação e por convecção, tendo-se verificado que na generalidade dos rolos as referências P1 e P2 apresentam valores mais elevados. Em termos percentuais, a potência térmica removida pela água de refrigeração nos grupos tratores 1 e 3 e no conjunto de rolos de R1 a R29 corresponde a 48%, 10% e 70%, respetivamente. Com a avaliação às necessidades de arrefecimento da máquina ZELL, confirmou-se que os caudais atuais de refrigeração dos rolos garantem condições, mais que suficientes, de funcionamento dos rolamentos. Assim sendo, fez-se uma análise no sentido da diminuição do caudal total que passou de 10,25 L/s para 7,65 L/s. Considerando esta redução, determinou-se o caudal de ar húmido a ser introduzido na torre de arrefecimento. O valor determinado foi de 4,6 m3ar húmido/s, o que corresponde a uma redução de cerca de 32% em relação ao caudal atual que é de 6,8 m3ar húmido/s. Com os resultados das análises efetuadas à água do circuito de refrigeração, concluiu-se que a água de reposição e a água de recirculação possuem má qualidade para uso na generalidade dos sistemas de refrigeração, principalmente devido aos elevados valores de concentração de ferro e condutividade elétrica, responsáveis pela intensificação da corrosão no interior dos rolos.