Browsing by Author "Maia, Diana Sofia dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Manual de procedimentos de recebimentos de clientesPublication . Maia, Diana Sofia dos Santos; Neto, Cláudia Maria Teixeira Pinto GomesA auditoria interna é uma ferramenta essencial para o funcionamento, desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa, uma vez que evita e combate fraudes, erros e irregularidades que possam surgir. Assim, esta contribui em larga escala para o sucesso de uma organização. Numa instituição de pagamentos e tendo em conta as inúmeras normas e regulamentos, exigências, controlos, reportes e orientações a que estão sujeitas bem como a evolução constante dos meios de pagamento derivada do avanço alucinante da tecnologia, a auditoria interna torna-se imprescindivel para o bom funcionamento deste tipo de empresas. O principal instrumento da auditoria interna é o controlo interno, o qual é composto por um conjunto de procedimentos com o objetivo de proteger os ativos da empresa e garantir a fiabilidade e a credibilidade da informação financeira da empresa auxiliando a gerência/ administração a conduzir a organização de uma forma eficaz e eficiente. Um dos instrumentos de controlo interno é o manual de procedimentos internos. Este manual descreve os procedimentos a adotar quer a nível operacional (manual de utilizador), quer ao nível da análise e controlo (manual de procedimentos), de acordo com a realidade de cada entidade. Este projeto teve por base um estudo de caso na empresa Eupago- Intituição de Pagamentos, Lda., que foi desenvolvido através da observação direta e participativa do trabalho dos colaboradores que exercem as funções de recebimentos de clientes bem como dos que processam as fraudes. Adicionalmente foi consultada e analisada documentação interna. Finalmente foi desenvolvido um manual de procedimentos internos da área dos recebimentos. De modo mais superficial, foram abordados alguns processos ligados ao branqueamento de capitais, financiamento de terrorismo e às fraudes.