Browsing by Author "Machado, Joana Filipa Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Machado, Joana Filipa Gonçalves; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio traduz o processo de formação inicial aliado ao percurso da futura docente na prática educativa dos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que contribuíram para a construção de uma identidade profissional de habilitação de perfil duplo para a docência.Esta produção escrita,numa articulação entre a teoria e a prática, mobilizou conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos que potenciaram uma atitude crítica e reflexiva assente em crenças e valores pessoais. Por conseguinte o desenvolvimento desta postura indagadora, reflexiva e investigativa, foi edificada pelo contributo da Metodologia de Investigação-Ação, que, envolvendo a espiral dinâmica e interativa dos processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a transformação da ação. Simultânea e invariavelmente este percurso careceu de interações pedagógicas de natureza colaborativa nas quais todos os intervenientes contribuíram para a promoção de práticas singulares, contextualizadas e inovadoras bem como para o desenvolvimento profissional da futura docente. Concomitantemente, a continuidade educativa das práticas preconizou-se numa ação inscrita no paradigma socioconstrutivista, apoiado pelas pedagogias da escuta e da participação nas quais, com o papel ativo, as crianças co-construíram o seu próprio processo de desenvolvimento e aprendizagem, tendo a docente estagiária assumido o papel de mediadora. Nesta perspetiva, partiu-se dos interesses, necessidades e aprendizagens das crianças, desenvolveu-se a Metodologia de Trabalho Projeto, pautada pela promoção da autonomia, flexibilidade, afetividade, colaboração, respeito pelo outro e convivência democrática com vista às aprendizagens significativas e ao desenvolvimento holístico de cada uma e do grupo.