Browsing by Author "Luzes, Catarina Sofia Andrade"
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- Implementação da filosofia Lean na gestão dos serviços de saúde: o caso portuguêsPublication . Luzes, Catarina Sofia Andrade; Moreira, Maria Rosário; Sousa, PauloCom origem na Toyota e no setor da manufatura (anos 1980), o lean thinking é uma estratégia de gestão que tem sido amplamente utilizada em diversos setores para além do da indústria. O setor dos serviços é um dos que mais tem apostado nesta filosofia, nomeadamente os serviços de saúde. Por este ser um tema relativamente recente, com bastantes casos de sucesso, mas ainda a dar os primeiros passos em Portugal, decidiu-se que o objetivo deste trabalho seria descrever o estado atual da implementação do lean thinking nos serviços de saúde portugueses. Após um trabalho de pesquisa sistemática nas bases de dados bibliográficas, nos repositórios institucionais académicos portugueses e em motores de busca gerais com o propósito de encontrar trabalhos que tivessem contributos práticos para o objetivo deste trabalho, procedeu-se a uma cuidada análise de todos eles, de maneira a se retirarem as informações necessárias ao desígnio do trabalho. Dados como a data do estudo, a localização geográfica, o serviço ou especialidade, as ferramentas implementadas e os resultados obtidos foram retirados dos trabalhos existentes e posteriormente analisados. Chegou-se à conclusão que a maior parte dos estudos analisados pertencem à região Norte do país (com 61% dos casos). Apesar da grande variedade de serviços e especialidades onde o Lean é implementado verifica-se que é no aprovisionamento / armazém / logística que esta apresenta o maior número de implementações. As ferramentas mais usadas nos diversos estudos são os cinco S’s (5 S’s), o mapeamento da cadeia de valor (VSM), o kanban, a gestão visual e a padronização do trabalho. Quanto aos resultados, destacam-se a melhoria dos processos, a melhoria da satisfação do staff, a eliminação e redução de desperdícios, a melhoria da qualidade e da segurança, a redução das necessidades a nível de espaço e a melhoria dos layouts e a redução de custos. Este trabalho poderá constituir uma mais-valia para as instituições de prestação de serviços portuguesas (e de saúde, em particular) que pretendam conhecer as ferramentas mais utilizadas do Lean, assim como os resultados esperados mais frequentes.